segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A ÚNICA FELICIDADE REAL NESTE MUNDO - A Caridade é, em todos os mundos, a eterna âncora de salvação

“Coisa singular! O homem, como que de intento, cria para si tormentos que está nas suas mãos evitar.” - Fénelon 

Ensina, ainda, Fénelon¹: “Vive o homem incessantemente em busca da felicidade, que também incessantemente lhe foge, porque felicidade sem mescla não se encontra na Terra. Entretanto, malgrado às vicissitudes que formam o cortejo inevitável da vida terrena, poderia ele, pelo menos, gozar de relativa felicidade, se não a procurasse nas coisas perecíveis e sujeitas às mesmas vicissitudes, isto é, nos gozos materiais em vez de a procurar nos gozos da Alma, que são um prelibar dos gozos celestes, imperecíveis; em vez de procurar a paz do coração, única felicidade real neste mundo, ele se mostra ávido de tudo o que o agitará e turbará”. 
Como, então, encontrar a paz do coração? Onde achar o contentamento da Alma? 
A resposta é dada pelo Bispo de Argel²: “É na Caridade que deveis procurar a paz do coração, o contentamento da Alma e o remédio para as aflições da vida”. 
O Espiritismo inscreve em sua bandeira: “Fora da Caridade não há salvação”. 
Assevera S. Vicente de Paulo³: “A Caridade é a virtude fundamental sobre que há de repousar todo o edifício das virtudes terrenas. Sem ela não existem as outras. Sem a Caridade não há esperar melhor sorte, não há interesse moral que nos guie; sem a Caridade não há fé. 
Em singular peroração, aduz o Dr. Carneiro de Campos4
“A felicidade deve ser a meta que todos almejam para agora, amanhã ou mais tarde, devendo ser trabalhada desde hoje, mediante os atos de enobrecimento e elevação que cada um se pode e deve impor, imediatamente”. 

Rogério Coelho 

1- KARDEC, Allan. O Evangelho Seg. o Espiritismo. 129. ed. Rio: FEB, 2009, cap. V, item 23. 
2 - Idem, ibidem, cap. XIII, item 11. 
3 - Idem, ibidem, cap. XIII, item 12. 
4 - FRANCO, Divaldo. Sementes de Vida Eterna. 2. ed. Salvador: LEAL, 1989, cap. 11.

0 comentários:

Postar um comentário